64. Dr. Frost (K-drama)

dr frost drama

O nosso lindinho de cabelo branco, quem não amou? Dr. Frost é uma ótima pedida para quem não curte dramas muito longos, pois tem apenas 10 episódios… Eu gostei de Dr. Frost porque é de ação e mistério como esses dramas (como Missing Noir M, também da OCN) que os personagens ficam atrás das pistas dos acontecimentos – desaparecimentos e assassinatos – para descobrir os responsáveis/criminosos e entender o por quê de seus atos ~insanos~, loucos.

Dr._Frost

Eu confesso que costumo gostar muito desse tipo de drama e achei uma pena ter tão poucos episódios e não ter desenrolado nenhuma história de amor apesar de ter sido sugerida com Dr. Frost e sua assistente de psicologia. Talvez como adaptação eles poderiam ter se desprendido mais da história original. Dr. Frost é baseado em um webtoon “Dr. Frost” escrito por Lee Jong-Bum (publicado em 2 de fevereiro de 2011, via cartoon.media.naver.com). Como não vi nada do webtoon e não nada relacionado não posso dizer minhas impressões com relação a isso, obviamente.

webtoonfrost

O drama mistura – o que podemos chamar de lições de psicologia – com as ações, atitudes e maneiras de cada um que atua no drama. Vou descrever da seguinte forma: não sei quem é assim e desenvolve essas maneiras de lidar com determinados assuntos porque uma vez aconteceu X e a pessoa lidou da maneira Y e desenvolveu os traumas Zs. Ou então, as ideias que acumulamos ao longo das nossas experiências de vida refletem o que somos hoje e como vamos lidar com o que vier amanhã e as noções que temos sobre as coisas dependem muito do quanto de aprendizado ou conhecimento que acumulamos sobre as coisas, como emoções, sentimentos, relacionamentos com as pessoas e todo o resto, até mesmo definições de tempo, espaço, memórias, amor.

dr frost drama

È interessante observar que em determinados episódios do drama (com minha memória fraca esqueci quais) os psicólogos viram uma espécie muito distinta de super heróis e nossa, eu achei até que eles fossem voar! Wow! Essa ideia de manipulação mental através da hipnose sempre gerou muito o que falar e confesso que acredito muito nisso uma vez que as pessoas as vezes conseguem ser manipuladas através de muito menos e em estado consciente, através de palavras certas proferidas por pessoas de confiança, através de pessoas que eles desenvolvem o estado fã (sim, fã te enleva a um estado de “farei tudo que meu mestre mandar”) e assim por diante.

dr frost

Ultimamente vemos muitos exemplos de coisas assim por aí, e essas foi a parte que mais gostei no drama, gente fazendo coisas loucas porque são levadas a essas ações inconscientemente, através de estalos mentais semeados por terceiros. Essa ideia de manipulação de pessoas sempre foi um tema de muita curiosidade para as pessoas. Mas quem consegue manipular nunca revela seus truques e cria uma aura de mistério e suspense, ainda mais incríveis.

drfrost1

Nós já sabemos muito bem que as palavras tem um poder manipulador, formador de opinião, e estimulação gangues e ideologias, se o objetivo for esse, mas pessoas que tem coisas em comum instantaneamente já se ajuntam… Mas ultimamente tenho notado que não só a palavra escrita exerce uma força manipuladora muito grande como também a linguagem oral (youtubers estão aí para mostrar que eles têm o poder, e muito mais do que bloggers), porque através do carisma, a facilidade em demonstrar quem se é, a facilidade em demonstrar a personalidade e os pontos positivos, como o bom humor, cativam as outras pessoas muito mais e tem alto grau de aderência. Pessoas que sabem dizer o que pensam, como pensam e por quê pensam de determinada forma são muito atrativas e por que não, despertam o nosso estado de fã.

-Doctor_frost_

E portanto é um campo muito vasto que desenrolou no final do ano passado, começo desse ano, muitos e muitos dramas com um fundo temático em psicologia. O que não foi ruim, pois adoramos todos, não? Como Heart to heart, It’s Okay, that’s love entre outros.

O personagem de Dr. Frost é também um fascínio a parte pois frio e direto, emo gótico suave, eu diria. Que as vezes não sabiam lidar ou não entendia os próprios sentimentos e que analisava e entendia racionalmente os sentimentos de todos ao redor. Talvez um problema mais comum e de “nós todos” do que pensamos.

dr frost kdrama

Acho que só comeram bola quando não desenvolveram o romance na história, mas também não é algo totalmente negativo. No webtoon não se tem espaço e nem tempo para desenvolver com todos os nuances de história que se tem disponível através de uma filmagem e com certeza uma adaptação se quiser se manter igual ao original vai perder nesse sentido.

Um pouco por ficar apenas preso aos desvendar dos mistérios, e acho que esse é um problema desse tipo de drama, é que acaba nos dando personagens rasos sem suas próprias histórias, fica uma coisa meio oca e uma vez terminados os mistérios eles ficam sem ação, e reparando isso agora em Missing Noir M, eles também estão se atentando a isso e desenvolvendo paralelamente as histórias dos personagens principais, o que eu diria, está sendo uma grande sacada.

Doctor_frost_

Acabo de sentar aqui do nada e escrever esse grande textão, enquanto tenho que fazer ainda alguns trabalhos. Mas, acho que é sempre assim quanto mais atarefados, mais rendimentos produzimos ou não? E ainda devo dizer que estou pensando em ter fãs e através deles ter também o poder supremo: dinheiro e manipulação de mentes. hehe

Dr. Frost é interpretado por Song Chang Eui (The Woman Who Married Three Times, Make A Woman Cry) e sua assistente é Yoon Sung-A, interpretada por Jung Eun Chae (My Bittersweet Life, Nobody’s Daughter Hae-Won).

Deixe uma resposta