38. Secret (K-drama)

Secret foi um drama que me surpreendeu muito e foi para muitos o drama mais emocionante e queridinho do ano de 2013… No começo achei a história mais escrota que estava acompanhando talvez pela imensa dor, pelo forte melodrama. Mas, isso de namorada levar a culpa de um crime do namorado nós já vimos em Nice Guy, não é mesmo?

E a história começa justamente assim com nossa linda Kang Yoo Jeong (Hwang Jung Eum que também fez Incarnation of Money, Full House Take 2, Can You Hear My Heart) sendo presa e condenada pelo próprio ~namorado~ promotor Ahn Do Hoon (Bae Soo Bin de 49 Days).

Secret_Love

A sinopse da KBS World também não deixou a desejar “Todo mundo tem seus próprios segredos. Segredos podem ajudar as pessoas a ter sucesso e até se apaixonar, mas segredos também pode destruir as pessoas. Segredos às vezes pode nos fazer felizes, preocupados, ou mesmo nos cegar para a realidade. Este drama é sobre segredos. É uma exploração para os ensaios e tribulações de pessoas que vivem com segredos. Estes segredos conduzem os quatro personagens que desejam encontrar o amor e a vingança”.

E vai além: “Este drama vai retratar como um homem se apaixona por uma mulher que matou sua namorada. É a história de um homem que não acredita no amor e uma mulher que acredita no amor, mas foi traída por ele. Min Hyuk é um cara rico que tem tudo, mas uma boa personalidade, e quer vingança depois de ter descoberto que sua namorada foi morta em um acidente de atropelamento e fuga (hit-and-run). Yoo Jung é uma mulher que leva a culpa por aquele acidente. Ela é uma mulher que se recusa a desistir da vida, mesmo tendo sido lançada no desespero. Ela vai para a prisão no lugar de seu namorado, autor do acidente, mas ela é traída no final.”

Secret_Love

Aliás, pra quê resenha se essa sinopse está demais? (rs)

Yoo Jeong é condenada pelo que atropelamento e fuga sem socorro à vítima, que estava grávida e morreu no local. O drama é envolvente porque ficamos o tempo todo nos perguntando como se deu exatamente o acidente, os cortes e flashbacks não nos dizem completamente e você sabe – isso – é segredo.

Secret_Love

Yoo Jeong acredita no amor e acredita na entrega total de si mesma para que uma relação dê certo, ela também é “humilde e trabalhadora” que têm sonhos para o futuro – de se casar com o namorado Do Hoon e sempre bom humor, algo como as palavras “abnegação e resignação” cairia bem. Talvez no começo você não ache personagem mais idiota e boa, com voz mansa e tudo, mas nós também nos adaptamos à ela.

Secret_Love

Jo Min Hyuk é o nosso querido Ji Sung, belíssimo de Protect the boss, e convenhamos, os atores principais – Ji Sung e Hwang Jung Eum – nunca se mostraram tão capazes como nesse drama. Eles “cresceram” profissionalmente se comparado com os dramas anteriores, isso mesmo Protect the boss, Incarnation of Money etc, e encheram prazerosamente nossas telinhas.

Min Hyuk é o tipo de playboy que nos é apresentado em uma ~festinha~ na piscina em uma mansão brincando com um carrinho de controle remoto. O seu enfado de sua vazia vida social é gritante. Logo sabemos que ele foi obrigado a se separar de sua namorada Seo Ji Hee (Yang Jin Sung) pois seu pai era contra seu envolvimento com ela. Ji Hee “foge” de Min Hyuk, que a procura sem parar, mas depois descobrimos que essa “fuga” em para proteger o bebê que estava esperando.

Secret_Love

Do Hoon é um advogado, de família humilde, aspirante a promotor e ambicioso, ansioso por mudar de vida e dar o melhor para família, tanto, que ele acaba se tornando muito, muito egoísta e frio. Mesmo sabendo de sua culpa, ele  a encobre para se tornar “um homem da lei” como seus pais querem e não como certamente seria se tivesse se entregado e não conquistado que ele já estava há anos para conseguir. Está aí uma grande ironia. Tem como ser uma pessoa boa onde há ambição? E se para alcançá-la muitas vezes será necessário se desfazer dos bons princípios?

Secret_Love

Até que ponto você seria capaz de se “desfazer” até das pessoas que gosta para alcançar seus objetivos? E um segredo todos nós temos, será é o segredo das pessoas que as tornam como são? Do Hoon também é muito vítima do acaso, da circunstância. Nós sabemos claramente que o namoro de 7 anos dele com Yoo Jeong era um tanto quanto fracassado porque os pais dele queriam uma moça rica para ele e porque ele não parecia muito convicto de que queria mesmo prosseguir com o romance.

Secret_Love

Quando ele toma coragem e pede Yoo Jeong em casamento é quanto tudo acontece, onde tudo muda. Quando estamos dispostos a dar um grande passo – é sempre assim que tratam nos dramas – é quando, se na nossa vida esse passo está errado, um grande evento acontece para que todos os planos, conscientes  ou inconscientes, sejam mudados.

Min Hyuk por sua vez está cego de ódio e raiva pela perda da amada e fim de seu relacionamento – único em que ele tinha vínculo de amor e confiança e sem isso, nós vemos cenas dele na bad total, bebendo, visitando a casa dela e relembrando os momentos felizes, pensando em suicídio e se drogando. Shin Se Yeon (Lee Da Hee) é uma amiga de infância de Min Hyuk que o ajuda nessa fase difícil.

Secret_Love

Se Yeon está na friendzone tensa, mas ela jura que conseguirá sair. Amiga, já dizia o poeta, uma vez na friendzone, na friendzone forever. Então, Se Yeon vai fazer o papel de correr atrás de Min Hyuk e propor casamento para ele com benefícios, claro. O pai de Min Hyuk já não quer mais bancá-lo, quer que ele tome um rumo na vida (como aparentemente todos os chaebol fazem com seus filhos após certa idade: tiram os cartões de crédito dos filhos para que eles aprendam algo na pobreza).

Secret_Love

A união de Se Yeon e Min Hyuk é boa para a junção das empresas etc, etc. De início, nós vemos que Se Yeon não ligava nada para isso como uma boa artista plástica de família rica que preferia viver comodamente vendendo seus humildes quadrinhos em galerias de arte bancada pelos pais. No entanto, a neura de “ter” Min Hyuk para ela tomou conta depois que Ji Hee morreu e ao seu ver nada mais impediria que eles ficassem juntos, sendo assim começou a se envolver nos negócios das empresas e arranjar um meio de prender Min Hyuk a ela.

Do Hoon conhece Se Yeon e depois de certo tempo como promotor, já bem sucedido, enquanto Yoo Jeong está mofando na cadeia, ele se apaixona por Se Yeon. Eu acho que a parte mais inconcebível e tensa de se assistir enquanto Yoo Jeong está na cadeia, passando coisas ruins, também grávida, e ver Do Hoon tão de boa, tão sem peso na consciência.

Yoo Jeong tem um filho de Do Hoon na cadeia. Min Hyuk para se vingar fica o tempo todo atrás de Yoo Jeong, antes e depois, que ela vai para cadeia com idiotices de garoto ferido. Tanto que Min Hyuk também fica – estranhamente – obcecado com Yoo Jeong e passa a sentir todo tipo de sentimento por ela. Que, no início, passa de ódio, raiva, vingança, apego, constância, confiança e afeto.

Nunca um drama tratou de forma tão bonita uma gradativa mudança de sentimentos e por isso uma construção de algo muito forte, onde os dois amadureceram e superaram todos os sofrimentos juntos. Yoo Jeong por sua vez aceita a “punição” de Min Hyuk, ela sabe também da dor dele e ela mesma não consegue entender como as coisas chegaram naquele ponto.

Secret_Love

Yoo Jeong passa muito tempo na prisão e Do Hoon não dá a mínima, ele manda até causarem uma briga para que ela não saia da cadeia. Ele já não saberia conviver com ela – do lado de fora – onde ela representava para ele o que ele não queria mais lembrar, o lado ruim dele que ele mesmo não conseguia encarar. Ao ponto de que olhar para ela era insuportável (e ele diz isso várias vezes na cara dela).

Yoo Jeong recebe toda a culpa e paga muito pela culpa alheia. Depois de um tempo o bebê é mandado para a família enquanto ela permanece na prisão. Nesse meio tempo, o pai de Yoo Jeong fica louco e Do Hoon é que tem que cuidar dele – mais um peso, mais uma carga. A mãe de Do Hoon dá o filho de Yoo Jeong para adoção e diz a todos que o filho deles morreu.

Secret_Love

Do Hoon – acho que é o mais impactante de todos – procura pelo pai de Yoo Jeong que está desaparecido, e o encontrando o leva para o carro, e num momento de lucidez o pai de Yoo Jeong diz que sabe do segredo, de que Do Hoon é o verdadeiro culpado daquela noite fatídica… então o pai de Yoo Jeong é encontrado morto de tanto andar em um lugar distante…

Com o passar dos episódios você acaba achando Min Hyuk o mais lindo de todos. Ele é o cara que queremos para a vida, fofo, romântico, protetor. Ele acaba cuidando e amando Yoo Jeong “como ela merece” depois de tanto sofrimento também um pouco como a recompensa por algo trágico, ou por algo que tomou seu rumo (certo). Eles são simbolicamente a esperança um do outro, de tudo que eles desacreditavam até então… ele no amor e ela nas pessoas…

Secret_Love

Achei o fim pouco louvável com relação ao Do Hoon. Ele e Yoo Jeong reencontram o filho – mas o deixam com a família que adotou – e então Do Hoon percebe tudo que fez de errado e de tudo o que perdeu, de toda vida que jogou fora por ambição, assim desconstruindo… Na boa, pela construção da história iria fácil fácil até ao episódio 20, por exemplo. Acabou satisfatoriamente e com gostinho de quero mais. Foi lindo, foi belo. E o amor de Min Hyuk e Yoo Jeong nos encheu de segredos e esperanças…

PS.: Lee Da Hee não é a cara da Dara ou só eu achei isso? Lee Da Hee é a Dara daqui alguns anos…

Deixe uma resposta